top of page

Você compartilha sem saber se é verdade?


Se você é daqueles que acha que está super antenado e adora compartilhar tudo o lê pela frente, saiba que você pode estar passando vergonha. Ainda mais se envia para a sua vasta lista de e-mails, incluindo o pessoal do escritório ou compartilha publicamente nas redes sociais ou nos grupos de mensagens instantâneas.

Antes de compartilhar qualquer conteúdo:

CONFIRA A VERACIDADE DOS FATOS

É tão simples, basta dar um "Google"! Verifique se a relevância do assunto constam nos links de sites confiáveis. Desconfie que saiu na Veja, no Fantástico, no JN, que o Dr. Fulano disse ou que o texto é de Beltrano ou que a pessoa ainda está perdida. Além dos sites de notícias (não de fofocas!), há sites de revistas eletrônicas com publicações sérias, e (para quem ainda não conhece), consulte o site e-farsas que é especializado em apurar e desmistificar as histórias que circulam na internet!

NÃO SE LIMITE À MANCHETE

Se for compartilhar, deixe de preguiça e leia a matéria até o final. Tem muita gente que compartilha somente com base na informação do título principal. Lembre-se que as manchetes servem para atrair leitores, mas muitas vezes elas alarmam, distorcem ou contam apenas uma parte da história.

BUSQUE A DATA DA NOTÍCIA

Muitas vezes você está replicando notícias verídicas, mas ultrapassadas.

Quantas crianças já foram encontradas, quantas inscrições ou promoções encerradas, quantos eclipces que ocorreram há décadas, quantas empresas já corrigiram o erro do produto, e você aí, contribuindo com o lixo eletrônico?

MARIA VAI COM AS OUTRAS

A internet ajuda a propagar, bem como derrubar uma empresa/pessoa por conta de internautas que não compreendem o significado de sabotagem empresarial, aquelas que levantam suspeitas para denegrir a imagem do concorrente.

Essas pessoas contribuem com diminuição da venda dos produtos e consequentemente causam a demissão de funcionários e pais de família.

Na internet, ninguém está livre de ser a "próxima vítima", portanto, pense antes de compartilhar! Pesquise, E SE FOR VERDADE? Seja coerente em seus atos e faça o que achar necessário.

E mesmo que seja verdade:

PENSE ANTES DE ENVIAR

Não tem nada mais desagradável do que receber correntes, vídeos ou imagens do tipo:

-"Se não compartilhar vai acontecer uma catastrofe": durma tranquilo, nada vai te acontecer. Só se continuar compartilhando esse tipo de mensagem, pode ser que você já esteja bloqueado por muita gente e não saiba.

- "Envie para 150 amigos e espero receber de volta": é semelhantel ao caso acima. Fofuras como essa podem deixá-lo com 149 amigos.

- "Assuntos religiosos", "piadinhas", "fotos de maltratos ou acidentes", "bizarrices" - "sexo ou nudez" - "lutas por causas (qualquer causa!)" - são gostos e comportamentos particulares que só devem ser enviados para quem compartilha comprovadamente pelas mesmas ideias, não pelo que você "acha" que a outra pessoa goste. Gosto é gosto, inclusive você deseja que os seus sejam respeitados, pense nisso. Nem todos querem assistir ou ver fotos do cachorrinho maltratado...

Veja algumas mentiras compartilhadas na internet:

Aprofunde-se, seja curioso! Não aceite qualquer informação e muito menos repasse sem ter CERTEZA do que compartilha.

Neste vídeo, o youtuber Filipe Neto fala de um jeito divertido sobre as mentiras propagadas na internet. Não recomendado para quem não aceita palavrões.

Quer ver como as pessoas acreditam em quase tudo no que vê na internet!?

Leia a história da holandesa que postou fotos falsas em redes sociais para simular viagem! Clique aqui.

Imagens: internet

Ética e Etiqueta Virtual
Cuidado: vírus!
Compra Segura
Jogos Online Educativos
Tutoriais
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Long Shadow
  • Google+ Social Icon
  • Facebook Long Shadow

Contato

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Esteja sempre atualizado. Email:

Parabéns! Em breve receberá

bottom of page